SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Conexões entre a TSM do Atlântico Sul e a convecção de verão sobre a América do Sul: análise observacionalA remote sensing derived upper ocean heat content dataset for the equatorial atlantic: comparison with pirata project data índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Geofísica

versión impresa ISSN 0102-261X

Resumen

SOUZA, José Francisco Almeida de et al. Uma revisão sobre a turbulência e sua modelagem. Rev. Bras. Geof. [online]. 2011, vol.29, n.1, pp. 21-41. ISSN 0102-261X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-261X2011000100002.

Os movimentos turbulentos são caracterizados por flutuações instantâneas de velocidade, temperatura e outros escalares. Como conseqüência destas flutuações, o estado turbulento em um fluido contribui significativamente no transporte de momentum, calor e massa. Define-se turbulência como um estado de escoamento do fluido no qual as variáveis instantâneas exibem flutuações irregulares e aparentemente aleatórias tal que, na prática, apenas propriedades estatísticas podem ser reconhecidas e submetidas a uma análise. O estudo dos fenômenos de transporte fica dificultado, sobremaneira, pela presença destas flutuações. Qualquer simplificação na análise dos efeitos da turbulência é extremamente vantajosa do ponto de vista físico, matemático e numérico. A busca constante por tais simplificações é um dos principais objetivos no desenvolvimento de novos modelos de turbulência. Este artigo tem como objetivo fazer uma revisão sobre o fenômeno da turbulência e sua modelagem, onde são apresentados os seus fundamentos teóricos e as principais técnicas de abordagem utilizadas na modelagem do fenômeno.

Palabras llave : turbulência; modelagem da turbulência; camada limite; escalas da turbulência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués