SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Variações temporais do material particulado inalável fino e grosso e íons inorgânicos solúveis em São José dos Campos, SPMapping iron-mineralized laterite environments based on textural attributes from MAPSAR image simulation - SAR-R99B (SIVAM/SIPAM) in the Amazon region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Geofísica

Print version ISSN 0102-261X

Abstract

MEDEIROS, Vladimir Cruz de; MEDEIROS, Walter Eugênio de  and  SA, Emanuel Ferraz Jardim de. Utilização de imagens aerogamaespectrométricas, Landsat 7 ETM + e aeromagnéticas no estudo do arcabouço crustal da porção central do domínio da zona transversal, província Borborema, NE do Brasil. Rev. Bras. Geof. [online]. 2011, vol.29, n.1, pp. 83-97. ISSN 0102-261X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-261X2011000100006.

Na porção central do Domínio da Zona Transversal (Província Borborema, Nordeste do Brasil), foram desenvolvidos estudos de cartografia geológica em campo e interpretação de produtos aerogamaespectrométricos, aeromagnéticos e imagens de satélite (Landsat 7 ETM+), no intuito de avaliar a importância (em especial, a continuidade em profundidade) de zonas de cisalhamento, candidatas a representarem suturas e limites de terrenos. A análise conjunta desses produtos permitiu ressaltar a existência de três estruturas de maior profundidade, as quais representam limites de blocos crustais, dentre elas as zonas de cisalhamento Serra do Caboclo e Congo-Cruzeiro do Nordeste. Uma anomalia profunda, localizada entre aquelas duas estruturas, pode representar a continuidade de uma delas, horizontalmente deslocada, ou uma terceira zona, não aflorante mas a ela(s) conectada. A interpretação favorecida propõe que este setor da Zona Transversal seria formado por zonas de cisalhamento com direção nordeste-sudoeste, mais profundas (topos das anomalias atingindo 6 a 16 km de profundidade), seccionado por estruturas mais rasas (topos das anomalias atingindo no máximo 2 a 6 km de profundidade), com direção este-oeste. Neste contexto, ressalta a importância e continuidade em profundidade da zona de cisalhamento Serra do Caboclo, inferida como a sutura entre os terrenos Piancó-Alto Brígida e Alto Pajeú, em conformidade com os dados geológicos de campo.

Keywords : aerogamaespectrometria; aeromagnetometria; Landsat 7; zona transversal; Província Borborema.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese