SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Caracterização oceanográfica e do transporte de sedimentos em suspensão no estuário do Rio Mampituba, SCPlasma bubble zonal drift characteristics observed by airglow images over Brazilian tropical region índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Geofísica

versão impressa ISSN 0102-261X

Resumo

CASTELLO, Leonardo Zani; MOREIRA, César Augusto  e  BRAGA, Antonio Celso de Oliveira. Estudo geofísico de vazamento controlado de álcool combustível em escala laboratorial. Rev. Bras. Geof. [online]. 2011, vol.29, n.2, pp. 231-237. ISSN 0102-261X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-261X2011000200002.

O etanol é utilizado de forma extensiva como combustível para veículos automotores no Brasil, devido tanto a características como ao clima favorável ao cultivo de cana-de-açúcar em uma cadeia produtiva bastante desenvolvida quanto à eficiência energética e ao teor quase inexistente de poluentes emitidos emsua combustão. A ampla rede de distribuição para atendimento ao consumidor final representa um risco constante de vazamentos e contaminação de rios, solo e água subterrânea. Este trabalho discute os resultados do monitoramento geofísico num experimento em escala de laboratório, resultante do vazamento controlado de etanol em sedimentos parcialmente saturados em água. A extensa aplicação de métodos elétricos em estudos ambientais e alterações significativas em termos de resistividade elétrica, provocada no ambiente geológico pela presença de compostos exógenos, justifica a seleção do método. Houve um aumento dos valores no início do experimento até o máximo em torno de 52h, seguido por queda acentuada até 342h e sucedido por crescimento lento e constante dos valores até 2.742h, quando comparados a valores prévios sem adição de etanol. Os dados sugerem uma relação temporal entre variações de resistividade elétrica e o comportamento geoquímico do etanolno ambiente geológico.

Palavras-chave : resistividade elétrica; perfilagem; etanol; monitoramento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português