SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Características físicas dos sistemas convectivos de mesoescala que afetaram o Rio Grande do Sul no período de 2004 a 2008Distribuição de K, eU e eTh e avaliação da dose anual de radiação na região do Granito Serra do Carambeí - PR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Geofísica

Print version ISSN 0102-261X

Abstract

SANTOS, Vânia G. de Brito dos  and  FIGUEIRO, Wilson M.. Seismic ray tomography using L1 integral norm. Rev. Bras. Geof. [online]. 2011, vol.29, n.2, pp. 347-358. ISSN 0102-261X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-261X2011000200010.

O alto consumo de tempo em processamento computacional é um problema que, geralmente, está associado aos métodos de tomografia sísmica. Isto ocorre porque, em cada passo do processo iterativo de inversão definido pelo método tomográfico, o problema da conexão de dois pontos, pela curva da trajetória do raio sísmico, deve ser resolvido para cada par fonte-receptor. A fim de reduzir a gravidade deste tipo de problema, a norma Euclideana (norma L2de vetor), comumente empregada nas funções de erro a ser minimizado no processo de inversão, é substituída por uma norma L1 de função. Essa mudança permite estimar parâmetros do modelo através da minimização da área entre curvas de tempos observados e calculados que são interpoladas (ou ajustadas) aos pontos referentes aos dados. Desenvolvimentos matemáticos e experimentos numéricos relativamente simples, com modelos bidimensionais de campos de velocidade sísmica de ondas compressionais, mostram que a norma L1 de função permite poupar uma enorme quantidade de tempo de processamento sem uma importante perda de precisão. Às vezes, os parâmetros do modelo são estimados de modo mais acurado usando-se a norma L1 da integral em lugar da norma L2 de vetor, tradicionalmente usada na inversão tomográfica.

Keywords : raio sísmico; tomografia; parametrização polinomial; campo de velocidade sísmica; problema de conexão de dois pontos por traçado de raio; norma L2 de vetor; norma L1 de integral.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English