SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Wives as the main household earners author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Estudos de População

Print version ISSN 0102-3098On-line version ISSN 1980-5519

Abstract

NADALIN, Sergio Odilon. Reconstituir famílias e demarcar diferenças: virtualidades da metodologia para o estudo de grupos étnicos. Rev. bras. estud. popul. [online]. 2007, vol.24, n.1, pp.5-18. ISSN 0102-3098.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-30982007000100002.

Este artigo pretende revisitar alguns textos concernentes a um grupo de imigrantes de origem germânica e seus descendentes em Curitiba (Paraná), marcando as virtualidades da metodologia das reconstituições familiares. Seu conteúdo considera uma necessária atitude crítica que pautou o desenvolvimento desses trabalhos, tendo em vista principalmente as limitações da metodologia e das próprias fontes "paroquiais". Os primeiros resultados centraram-se em estudos de fecundidade de três coortes de casamentos (1866-1939) e, na continuidade, desenvolveram-se esforços no sentido de explorar a base de dados com objetivos que extrapolaram a demografia histórica stricto sensu. O quadro teórico da investigação está alicerçado numa história da construção de fronteiras étnicas, tendo como horizonte a imigração européia, a urbanização, questões político-ideológicas e a história de uma instituição religiosa.

Keywords : Reconstituição de famílias; Imigração germânica; Contatos culturais; Fronteiras étnicas e etnicidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License