SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Reconstituting families and determining differences: the potentialities of this methodology for the study of ethnic groupsThe relationship between income and living alone for the elderly in the City of São Paulo, Brazil, 2000 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Estudos de População

Print version ISSN 0102-3098

Abstract

MARRI, Izabel Guimarães  and  WAJNMAN, Simone. Esposas como principais provedoras de renda familiar. Rev. bras. estud. popul. [online]. 2007, vol.24, n.1, pp. 19-35. ISSN 0102-3098.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-30982007000100003.

Este trabalho procura discutir um aspecto ainda pouco explorado do papel da mulher na formação dos rendimentos familiares, que é a situação na qual as esposas obtêm, no mercado de trabalho, rendimentos superiores aos de seus cônjuges. Além da descrição de características demográficas e socioocupacionais destas mulheres e de seus cônjuges, procura-se discutir as seguintes questões: como algumas das características observadas estão correlacionadas com a probabilidade de as famílias terem as esposas como principais provedoras; a não reversão dos padrões tradicionais de divisão do trabalho, já que a mulher mantém um número de horas muito maior do que seus cônjuges nas tarefas domésticas, mesmo quando é a principal provedora financeira do casal; e os diferenciais no rendimento médio de maridos e esposas provedores e a decomposição deste diferencial entre o que pode ser atribuído às características produtivas de ambos os grupos e o que é geralmente chamado de discriminação.

Keywords : Esposas provedoras; Rendimento familiar; Desigualdade de rendimentos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese