SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1The relationship between income and living alone for the elderly in the City of São Paulo, Brazil, 2000An analysis of the demographic dividend on school enrollment in Brazil a hierarchical and spatial-hierarchical approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Estudos de População

Print version ISSN 0102-3098

Abstract

CERQUEIRA, Cezar Augusto  and  SAWYER, Diana Reiko Oya Tutya. Tipologia dos estabelecimentos escolares brasileiros. Rev. bras. estud. popul. [online]. 2007, vol.24, n.1, pp. 53-67. ISSN 0102-3098.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-30982007000100005.

A proposta central do trabalho é a construção de uma tipologia para os estabelecimentos escolares brasileiros, a partir de um amplo conjunto de informações que envolvem a infra-estrutura oferecida pelos mesmos, seu porte, indicadores de qualidade do ensino oferecido, entre outros aspectos. A construção da tipologia cristaliza-se no delineamento de perfis extremos de escolas, na verdade grupos com características marcantes. Uma outra dimensão investigada foi a eficácia escolar, tendo como principal interesse verificar sua distribuição segundo os perfis anteriormente gerados. A tipologia das escolas revelou três perfis extremos: um de escolas com precárias condições de infra-estrutura e indicadores deficientes de eficácia escolar; outro, em situação oposta, com grandes escolas, com boas condições de infra-estrutura e bons indicadores de eficácia; e um terceiro perfil, que ficou em uma posição de transição entre os dois primeiros. Preocupa o fato de que a maioria das escolas brasileiras aderiu ao perfil de precárias condições de infra-estrutura, quadro agravado pelas disparidades regionais.

Keywords : Educação; Demografia da educação; Escolas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese