A proposta central do trabalho é a construção de uma tipologia para os estabelecimentos escolares brasileiros, a partir de um amplo conjunto de informações que envolvem a infra-estrutura oferecida pelos mesmos, seu porte, indicadores de qualidade do ensino oferecido, entre outros aspectos. A construção da tipologia cristaliza-se no delineamento de perfis extremos de escolas, na verdade grupos com características marcantes. Uma outra dimensão investigada foi a eficácia escolar, tendo como principal interesse verificar sua distribuição segundo os perfis anteriormente gerados. A tipologia das escolas revelou três perfis extremos: um de escolas com precárias condições de infra-estrutura e indicadores deficientes de eficácia escolar; outro, em situação oposta, com grandes escolas, com boas condições de infra-estrutura e bons indicadores de eficácia; e um terceiro perfil, que ficou em uma posição de transição entre os dois primeiros. Preocupa o fato de que a maioria das escolas brasileiras aderiu ao perfil de precárias condições de infra-estrutura, quadro agravado pelas disparidades regionais.
Educação; Demografia da educação; Escolas