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Revista Brasileira de Estudos de População

Print version ISSN 0102-3098

Abstract

RIANI, Juliana de Lucena Ruas  and  RIOS-NETO, Eduardo Luiz Gonçalves. Análise do dividendo demográfico na matrícula escolar no Brasil numa abordagem hierárquica e hierárquica-espacial. Rev. bras. estud. popul. [online]. 2007, vol.24, n.1, pp. 69-89. ISSN 0102-3098.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-30982007000100006.

Esse artigo procura investigar os determinantes da matrícula escolar no Brasil, nos ensinos fundamental e médio, combinando duas tradições dos estudos educacionais. A primeira refere-se ao dividendo demográfico e a segunda aos estudos dos determinantes educacionais que utilizam o arcabouço teórico da Função de Produção Educacional. Somado a isso, busca-se incluir a dinâmica espacial na análise educacional, através da construção de uma metodologia alternativa, que combina os modelos hierárquico e espacial. Os principais resultados indicaram que uma menor pressão demográfica constitui um dos fatores contextuais mais importantes para a matrícula no fundamental. Já para o ensino médio, a disponibilidade de oferta educacional, representada pela razão professor/população em idade escolar, é o fator municipal mais relevante. Quando se considera o espaço na análise através do modelo hierárquico-espacial, observa-se que a razão de dependência e as demais variáveis contextuais das cidades vizinhas afetam a matrícula de determinado município.

Keywords : Educação; Função de Produção Educacional; Dividendo demográfico.

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