SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2A redução da mortalidade infantil a partir da ótica dos direitos: uma comparação entre Argentina e BrasilComparação entre metodologias de idade-período-coorte para o estudo de uma medida da progressão escolar no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Estudos de População

versão impressa ISSN 0102-3098

Resumo

GUEDES, Gilvan Ramalho et al. Incorporando a variabilidade no processo de identificação do modelo de máximo global no Grade of Membership (GoM): considerações metodológicas. Rev. bras. estud. popul. [online]. 2011, vol.28, n.2, pp. 337-347. ISSN 0102-3098.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-30982011000200006.

A disponibilidade de bases de dados cada vez mais complexas e multidimensionais é um dos principais motivadores para o aumento do número de estudos que utilizam análises multivariadas baseadas em lógica de conjuntos nebulosos. Apesar da disseminação do método Grade of Membership nos trabalhos empíricos brasileiros da área de ciências sociais e saúde, questões relativas à identificabilidade e estabilidade dos parâmetros finais estimados pelo programa GoM 3.4 não foram suficientemente aprofundadas. Dada a relevância de se obterem parâmetros únicos e estáveis, Guedes et al. (2010) propuseram um procedimento empírico para localizar um modelo de máximo global (MG) com parâmetros estáveis. Entretanto, seu localizador de MG não incorpora qualquer medida de variabilidade. Neste artigo, tal limitação é contornada por meio da utilização de uma estatística de ponderação - Máximo Global Ponderado (MGP) - semelhante ao coeficiente de variação. Esse indicador busca não penalizar de forma desproporcional situações nas quais os desvios médios, apesar de diferentes de zero, são muito pequenos. Apresentam-se evidências de que o localizador MGP reduz a distância do modelo identificado à real estrutura latente dos dados em análise, quando comparados ao modelo identificado pelo localizador não ponderado, MG.

Palavras-chave : Grade of Membership; Máximo Global Ponderado; Variabilidade; Identificabilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português