SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2¿Los atractivos naturales influencian a los trabajadores en la elección de un lugar? Evidencias en las regiones metropolitanas brasileñasVon Thünen y el abastecimiento maderero de centros urbanos preindustriales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Estudos de População

versión impresa ISSN 0102-3098

Resumen

OJIMA, Ricardo. As dimensões demográficas das mudanças climáticas: cenários de mudança do clima e as tendências do crescimento populacional. Rev. bras. estud. popul. [online]. 2011, vol.28, n.2, pp. 389-403. ISSN 0102-3098.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-30982011000200009.

A mudança climática tem sido um tema cada vez mais presente no discurso político, econômico e social. É inegável que hoje tornou-se uma questão da mais ampla relevância para toda a sociedade, mas, especialmente, para a demografia. Como parte inerente dos cenários de mudança climática, a melhor compreensão da dinâmica demográfica nesse contexto tem muito a contribuir para um debate responsável. Entretanto, ainda há lacunas a serem preenchidas dos dois lados: as ciências do clima e os estudos de população. Este artigo busca trazer elementos para deslocar o assunto da arena ambientalista para uma visão mais ampla do que poderia ser uma demografia das mudanças climáticas.

Palabras llave : Projeções e tendências; Dinâmica demográfica; Mudança climática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués