SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Von Thünen e o abastecimento madeireiro de centros urbanos pré-industriaisClassificação dos domicílios "indígenas" no Censo Demográfico 2000: subsídios para a análise de condições de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos de População

versão impressa ISSN 0102-3098

Resumo

TEIXEIRA, Pery; BRASIL, Marília  e  SILVA, Eliana Mesquita da. Demografia de um povo indígena da Amazônia brasileira: os sateré-mawé. Rev. bras. estud. popul. [online]. 2011, vol.28, n.2, pp. 429-448. ISSN 0102-3098.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-30982011000200011.

Um levantamento sociodemográfico censitário participativo sobre a população sateré-mawé, realizado em 2002 e 2003, em duas terras indígenas e em quatro cidades situadas no oeste do Estado do Amazonas, revelou informações de relevância para a compreensão das características demográficas, econômicas, sociais e culturais daquele povo indígena. No cômputo geral, foram contados e entrevistados 7.502 indígenas nas terras indígenas e 998 nas áreas urbanas. O presente trabalho procura analisar a parcela dos dados levantados no que se refere às características sociodemográficas dos sateré-mawé, incluindo-se a estrutura etária e por sexo, a fecundidade, a mortalidade e a migração. O povo sateré-mawé apresenta uma repartição etária jovem, fruto de uma fecundidade elevada e de uma população idosa reduzida. Percebem-se intensos fluxos migratórios tanto no interior das terras indígenas onde habitam os sateré-mawé como em direção às cidades próximas, fluxos esses de caráter relativamente recente. Por sua vez, a mortalidade infantil no território indígena é elevada e espacialmente diferenciada, sendo maior nas cabeceiras de um dos dois principais rios que cortam o território sateré-mawé. Alguns elementos de determinação dos níveis e dos diferenciais da mortalidade das crianças são encontrados nas características socioeconômicas, de infraestrutura e nutricionais do povo sateré-mawé.

Palavras-chave : Povos indígenas; Distribuição etária; Fecundidade; Migração; Mortalidade infantil.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · pdf em Português