SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Social representations, political action and citizenshipSocial inequalities, labor, and health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ALBUQUERQUE, Maria de Fátima P. M.. Urbanização, favelas e endemias: a produção da filariose no Recife, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 1993, vol.9, n.4, pp. 487-497. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1993000400009.

Neste artigo discutimos a ocorrência da filariose como um problema de saúde pública na cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco, que apresenta ainda hoje, em algumas áreas, níveis de prevalência preocupantes. Procura-se mostrar o papel da evolução urbana da cidade, caracterizada por um crescimento desordenado e pela formação de um número crescente de favelas, na criação de condições propícias para a transmissão desta parasitose. Identificamos categorias de análise, ligadas à organização social do espaço urbano, que devem ser incluídas como "mediadoras" em um modelo compreensivo da transmissão da filariose. Os aglomerados de habitações inadequadas, construídas em favelas superpovoadas, sem saneamento básico e sem sistema de drenagem de águas, propiciam as condições adequadas à proliferação dos mosquitos vetores da infecção e à manutenção da endemia.

Keywords : Filariose; Endemias; Urbanização e Doenças, Recife, Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese