SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue4In vitro activity of naturally occurring peptides (defensins) against Listeria monocytogenesAttempted control of mucocutaneous leishmaniasis through treatment of diseased dogs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BOSI, Maria Lúcia M.. Cidadania, participação popular e saúde na visão dos profissionais do setor: um estudo de caso na rede pública de serviços. Cad. Saúde Pública [online]. 1994, vol.10, n.4, pp. 446-456. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1994000400004.

Este trabalho aborda a questão da cidadania e da participação popular em Saúde, a partir da análise das concepções de um grupo específico: profissionais de Saúde que atuam nas Unidades de Cuidados Básicos da Área Programática 3.1 do Município do Rio de Janeiro (Brasil). Busca-se analisar suas representações referentes ao tema em estudo, confrontando-as com as que orientam o texto constitucional no capítulo referente à Saúde, ao mesmo tempo em que se discute o papel dos técnicos em sua relação com os usuários, no processo de construção de uma "Consciência Sanitária". As informações recolhidas através de trabalho de campo conduzido a partir de metodologia qualitativa de pesquisa social, indicam uma heterogeneidade marcante nas concepções dos profissionais, o que os dividem em dois segmentos: aqueles pertencentes às "Unidades-Ensino" e os que atuam nas "Unidades-Assistenciais". A análise aponta, ainda, para o papel estratégico desempenhado pelas relações cotidianas no processo de mudança social e construção dos direitos ao mesmo tempo em que discute a viabilidade deste processo frente ao desvendamento da subjetividade dos agentes que lhe dão vida.

Keywords : Profissionais de Saúde; Sistema de Saúde; Cidadania; Participação Popular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese