SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue4Citizenship, community participation, and health as seen by health care professionals: a case study in public health servicesThe use of risk factor determination for schistosomiasis in endemic areas in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SESSA, Paulo Augusto; FALQUETO, Aloísio  and  VAREJAO, José Benedito M.. Tentativa de controle da leishmaniose tegumentar americana por meio do tratamento dos cães doentes. Cad. Saúde Pública [online]. 1994, vol.10, n.4, pp. 457-463. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1994000400005.

Em área endêmica de leishmaniose tegumentar no Município de Santa Leopoldina, Espírito Santo, foi realizada uma tentativa de controle da endemia por meio do tratamento dos cães doentes. Como controle foi utilizada uma área com características semelhantes no Município de Afonso Cláudio, onde os cães permaneceram sem tratamento. A avaliação inicial revelou que 34 (24%) dos 141 moradores da primeira área eram reatores ao teste intradérmico de Montenegro; entre os cães, 8 (30,7%), dos 26 existentes, apresentavam leishmaniose. Na área controle, 37 (29%), dos 127 moradores, eram positivos ao teste de Montenegro, enquanto 7 (16%), dos 44 cães, estavam doentes. Após o tratamento dos cães doentes na primeira área, as duas populações foram acompanhadas durante dois anos. A eficácia da medida de controle foi avaliada por meio da incidência de novas infecções humanas. Apesar de o número de novos infectados ter sido superior na área-controle, a análise estatística revelou que a diferença não foi significativa. Fatores diversos, tais como o tamanho das amostras estudadas, o método de diagnóstico da leishmaniose canina e a dificuldade de controle dos novos cães introduzidos na área, teriam influenciado negativamente nos resultados do experimento.

Keywords : Leishmaniose Tegumentar Americana; Leishmania sp.; Cães; Tratamento; Controle.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese