SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue4The sanitary question in the modernity-postmodernity debateOn the necessary risk of trusting in the future author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

UCHOA, Elizabeth  and  VIDAL, Jean Michel. Antropologia médica: elementos conceituais e metodológicos para uma abordagem da saúde e da doença. Cad. Saúde Pública [online]. 1994, vol.10, n.4, pp. 497-504. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1994000400010.

O artigo discute a pertinência, as especificidades e as potencialidades da perspectiva antropológica na abordagem da saúde e da doença. A antropologia médica é apresentada como uma perspectiva complementar e enriquecedora na abordagem dos problemas de saúde pública. A influência do universo social e cultural sobre as percepções e ações em saúde é exemplificada e comentada em referência a estudos realizados junto a diferentes populações. Elementos conceituais e metodológicos centrais são apresentados e integrados à proposta de sistematização do estudo "das maneiras de pensar e de agir" face a diferentes problemas de saúde. A contribuição específica da abordagem antropológica é discutida em termos da efetividade dos programas saúde pública.

Keywords : Antropologia Médica; Percepções e Comportamentos; Saúde Pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese