SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Prenatal care in Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil, 1993Overpricing and affordability of drugs: the case of essential drugs in Mexico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

OLIVEIRA, Odete de  and  TADDEI, José Augusto A. C.. Efeito dos vieses de sobrevivência nas prevalências da desnutrição em crianças no sexto ano de vida. Brasil ­ PNSN, 1989. Cad. Saúde Pública [online]. 1998, vol.14, n.3, pp. 493-499. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1998000300005.

O crescimento da criança mensurado por indicadores antropométricos é um instrumento importante na avaliação da condição nutricional das crianças e do estágio de desenvolvimento de uma sociedade. Este estudo usa o indicador estatura para idade, com ponto de corte em -2 Z para estimar a prevalência da desnutrição entre uma população em crianças com seis anos de idade incluída na Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN). Baseando-se em estimativas relacionadas às taxas de mortalidade das crianças com menos de cinco anos cujas mortes poderiam ser atribuídas à desnutrição, a correção do viés de sobrevivência é feita usando a metodologia de Boerma. Esta correção torna-se mais evidenciada na população de baixa renda e menos desenvolvida. Comparando as áreas de menor e maior desenvolvimento no País (Nordeste e Sudeste respectivamente), observou-se que as taxas de prevalência da desnutrição no grupo das crianças de seis anos de idade não demonstram quaisquer alterações na região Sudeste, ao passo que na região Nordeste estas taxas sofrem um aumento de 26% para 34%, representando desta forma um aumento de 31% na taxa de desnutrição. Em números absolutos, esta taxa corresponde à adição de 90.100 crianças ao grupo de desnutridos.

Keywords : Desnutrição Protéico-Energética; Antropometria; Inquéritos Nutricionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese