SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1The principles of medical ethics and medical researchOn the concept of eugenics: preliminaries to a critical appraisal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ALMEIDA, José Luiz Telles de  and  SCHRAMM, Fermin Roland. Transição paradigmática, metamorfose da ética médica e emergência da bioética. Cad. Saúde Pública [online]. 1999, vol.15, suppl.1, pp. S15-S25. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1999000500003.

A crescente incorporação de tecnologia médica e as novas demandas sociais, inclusive de saúde, que tiveram início nos anos 60, impuseram importantes transformações na prática médica. Tal situação tem estimulado crescente debate filosófico em torno de problemas de ética prática que não mais encontram respostas no âmbito do modelo ético hipocrático. Para os autores, a crise da ética hipocrática poderia ser caracterizada como um período de transição paradigmática em que se estaria formando um novo conjunto de valores. A partir do movimento da bioética, os autores apresentam as diferentes teorias éticas aplicadas à prática médica, concluindo que a abordagem principialista seria mais adequada à resolução dos novos dilemas morais postos à prática clínica.

Keywords : Bioética; Ética Médica; Medicina.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English