SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Paradigm shift, metamorphosis of medical ethics, and the rise of bioethicsBioethical language and its dialects and idiolects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

NERI, Demetrio. Sobre o conceito de eugenia: preliminares à uma avaliação crítica. Cad. Saúde Pública [online]. 1999, vol.15, suppl.1, pp. S27-S34. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1999000500004.

O ponto principal desse artigo está vinculado ao que pode ser antevisto como a crescente capacidade da genética médica de modificar a espécie humana por meio de intervenções diretas no genoma humano com propósitos médicos e não médicos, isto é, o risco do ressurgimento da eugenia. Nas atuais discussões sobre o tópico, o fantasma da eugenia é levantado diversas vezes, mas há grande confusão no que se refere ao que é considerado como eugenia, particularmente em razão da ampla discordância sobre a noção em si. Procura-se identificar algumas características básicas que podem ser vistas como intrinsecamente vinculadas à noção de eugenia, com o propósito de reduzir a amplitude de distância conceitual como um passo preliminar para trazer à luz o que exatamente está errado em práticas eugênicas. Aborda-se a questão substantiva ligada ao dever praticar ou não a eugenia considerando-se o interesse das futuras gerações na constituição genética da espécie humana. Os principais argumentos morais favoráveis e contrários à eugenia são examinados do ponto de vista de nossas obrigações em relação às futuras gerações, e a conclusão é favorável a uma posição cautelosa de "porta aberta".

Keywords : Eugenia; Engenharia Genética; Bioética.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English