SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Tendências da mortalidade neonatal em São Luís, Maranhão, Brasil, de 1979 a 1996Nível de informação a respeito de medicamentos prescritos a pacientes ambulatoriais de hospital universitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

CAMARGO JR., Kenneth R. de  e  COELI, Cláudia M.. Reclink: aplicativo para o relacionamento de bases de dados, implementando o método probabilistic record linkage. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, n.2, pp. 439-447. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000200014.

Apresenta-se um sistema de relacionamento de bases de dados fundamentado na técnica de relacionamento probabilístico de registros, desenvolvido na linguagem C++ com o ambiente de programação Borland C++ Builder versão 3.0. O sistema foi testado a partir de fontes de dados de diferentes tamanhos, tendo sido avaliado em tempo de processamento e sensibilidade para a identificação de pares verdadeiros. O tempo gasto com o processamento dos registros foi menor quando se empregou o programa do que ao ser realizado manualmente, em especial, quando envolveram bases de maior tamanho. As sensibilidades do processo manual e do processo automático foram equivalentes quando utilizaram bases com menor número de registros; entretanto, à medida que as bases aumentaram, percebeu-se tendência de diminuição na sensibilidade apenas no processo manual. Ainda que em fase inicial de desenvolvimento, o sistema apresentou boa performance tanto em velocidade quanto em sensibilidade. Embora a performance dos algoritmos utilizados tenha sido satisfatória, o objetivo é avaliar outras rotinas, buscando aprimorar o desempenho do sistema.

Palavras-chave : Sistemas de Informação; Software; Comparabilidade de Dados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português