SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Social network and social support among poor elderly ill in Guadalajara, Mexico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

VALENTE, Jurema Pureza. Sobre um modo de transmissão da matemática. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, n.2, pp. 561-567. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000200027.

Relato de uma experiência com o ensino da matemática em curso de pós-graduação de Saúde Pública, entremeado com reflexões e conceitos. Os alunos que chegam a estes cursos sofrem, em geral, de mal-estar com a matemática. Um mal-estar histórico. Em decorrência disso, apresentam dificuldade com o aprendizado dessa disciplina. Sem pretender minimizar os obstáculos usuais e mesmo as afinidades no desenvolvimento das abstrações, sugere-se que grande parte das dificuldades não são da ordem da matemática propriamente dita, mas, com freqüência, de experiência opressiva no passado, bem como da construção do espaço de sala de aula. Tal ponto de vista envolve o entendimento da experimentação, das vivências, em que os sujeitos estão implicados. O foco deste trabalho está no modo de transmissão, no desenvolvimento de uma pedagogia.

Keywords : Educação de Pós-Graduação; Ensino; Matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese