SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3The culture of public health organizations: notes on the construction of an objectA research agenda for health policies and services in northeast Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

LENZI, Márcia de Freitas; CAMILLO-COURA, Léa; GRAULT, Carlos Eduardo  and  VAL, Margarida Barros do. Estudo do dengue em área urbana favelizada do Rio de Janeiro: considerações iniciais. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, n.3, pp. 851-856. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000300034.

Este estudo é parte de um programa que visa ao controle e prevenção do dengue em área urbana favelizada vizinha à Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil. Como resultado da aplicação de um questionário acompanhado de levantamento entomológico, pôde-se observar problemas ligados a informações veiculadas pelas campanhas de saúde pública para o controle do dengue, e suas interpretações por parte da população local, ao se verificar práticas que favorecem a procriação do mosquito, resultantes do esquecimento dessas mensagens ou de interpretação parcial das mesmas. Os dados provenientes do questionário são relativos ao nível de informação sobre dengue, criadouros mais freqüentes; conhecimento e hábitos da população local no tocante à endemia. As conclusões deste estudo apontam para a necessidade de: elaboração de mensagens que informem não só práticas preventivas ideais, mas também ofereçam soluções possíveis; divulgação permanente de mensagens através da mídia; planejamento de atividades de educação em saúde para o estreitamento da relação entre profissionais de saúde e população, com o objetivo da construção de alternativas sustentáveis para o controle do dengue.

Keywords : Dengue; Prevenção & Controle; Participação Comunitária; Áreas de Pobreza.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese (pdf) Portuguese (epdf)