SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3The culture of public health organizations: notes on the construction of an objectA research agenda for health policies and services in northeast Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LENZI, Márcia de Freitas; CAMILLO-COURA, Léa; GRAULT, Carlos Eduardo  and  VAL, Margarida Barros do. Estudo do dengue em área urbana favelizada do Rio de Janeiro: considerações iniciais. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, n.3, pp. 851-856. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000300034.

Este estudo é parte de um programa que visa ao controle e prevenção do dengue em área urbana favelizada vizinha à Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil. Como resultado da aplicação de um questionário acompanhado de levantamento entomológico, pôde-se observar problemas ligados a informações veiculadas pelas campanhas de saúde pública para o controle do dengue, e suas interpretações por parte da população local, ao se verificar práticas que favorecem a procriação do mosquito, resultantes do esquecimento dessas mensagens ou de interpretação parcial das mesmas. Os dados provenientes do questionário são relativos ao nível de informação sobre dengue, criadouros mais freqüentes; conhecimento e hábitos da população local no tocante à endemia. As conclusões deste estudo apontam para a necessidade de: elaboração de mensagens que informem não só práticas preventivas ideais, mas também ofereçam soluções possíveis; divulgação permanente de mensagens através da mídia; planejamento de atividades de educação em saúde para o estreitamento da relação entre profissionais de saúde e população, com o objetivo da construção de alternativas sustentáveis para o controle do dengue.

Keywords : Dengue; Prevenção & Controle; Participação Comunitária; Áreas de Pobreza.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese