Acessibilidade / Reportar erro

Distribuição e caracterização de diferentes populações de Triatoma brasiliensis Neiva, 1911 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae)

Distribution and characterization of different populations of Triatoma brasiliensis Neiva, 1911 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae)

Triatoma brasiliensis Neiva, 1911 é agora considerado o mais importante vetor da doença de Chagas nas áreas semi-áridas do nordeste do Brasil. Quatro populações distintas de T. brasiliensis foram evidenciadas através de estudos multidisciplinares: brasiliensis (Caicó, RN), melânica (Espinosa, MG), macromelasoma (Petrolina, PE) e juazeiro (Juazeiro, BA). A microscopia eletrônica de varredura do exocório dos ovos de cada população evidenciou um padrão de ornamentação distinto para cada uma delas. As populações brasiliensis, macromelasoma, e juazeiro foram encontradas em ecótopos artificiais e naturais enquanto a população melânica foi localizada apenas em ecótopos naturais. As análises isoenzimáticas detectaram diferenças fenotípicas entre todas as populações, sendo a melânica a mais distinta. Sob o ponto de vista epidemiológico, a população brasiliensis é a principal, por apresentar a mais ampla distribuição geográfica, o mais alto índice de infecção natural por Trypanosoma cruzi e por ocupar ampla variedade de ecótopos.

Doença de Chagas; Triatominae; Triatoma brasiliensis; Insetos Vetores


Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rua Leopoldo Bulhões, 1480 , 21041-210 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.:+55 21 2598-2511, Fax: +55 21 2598-2737 / +55 21 2598-2514 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br