SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Detección de triatominos (Hemiptera: Reduviidae) en ambientes domésticos y extradomésticos. Corrientes, ArgentinaAIDS, activism, and the regulation of clinical trials in Brazil: Protocol 028 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0102-311X

Resumen

SPINK, Mary Jane P. et al. A construção da AIDS-notícia. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.4, pp. 851-862. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000400019.

O presente estudo alinha-se às pesquisas que focam a mídia como elemento imprescindível da produção de sentidos na modernidade tardia. Tendo por temática a AIDS, busca entender o contexto de produção das notícias sobre a epidemia, a partir do cruzamento das regras de construção de notícias expressas por profissionais envolvidos nesse processo e da análise das matérias publicadas em quatro jornais de maior tiragem nacional, no período de junho a dezembro de 1996. A apresentação dos resultados foi estruturada em três tópicos: (a) o fluxo de construção das matérias; (b) a visibilidade das notícias sobre AIDS nos jornais analisados; e (c) os fatores facilitadores da produção da AIDS-notícia. O estudo permite arrolar aspectos relevantes da produção da AIDS-notícia, incluindo aí: a exclusividade e ineditismo, a noção de pauta quente ou fria e o conteúdo específico das matérias. Destaca ainda o inevitável grau de aleatoriedade decorrente de características organizacionais e do cotidiano jornalístico. Conclui apontando o impacto das transformações recentes nos contornos da epidemia, assim como na dinâmica da comunicação, à luz dos desenvolvimentos da mídia eletrônica.

Palabras llave : Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Jornalismo; Jornais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués