SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Spotted fever in Campinas region, State of São Paulo, Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0102-311X

Resumen

MASSARA, Cristiano Lara et al. Atividade de detergentes e desinfetantes sobre a evolução dos ovos de Ascaris lumbricoides. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.1, pp. 335-340. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000100039.

A infecção por Ascaris lumbricoides decorre da ingestão de ovos embrionados deste parasita, o que justifica a pesquisa de substâncias que tenham efeito deletério sobre estes ovos. Nosso objetivo foi estudar a ação de 16 produtos detergentes e desinfetantes, de uso doméstico e laboratorial, sobre a embriogênese deste helminto. Crianças portadoras desta infecção foram tratadas com levamisol e os vermes fêmeas expelidos foram recolhidos e dissecados, para obtenção dos ovos intra-uterinos. Os ovos foram postos em contato com os produtos em diversas diluições e tempos, lavados e incubados a 28ºC, por 20 dias, para teste da viabilidade e determinação da porcentagem de embrionamento. Apenas um produto inibiu completamente o embrionamento dos ovos, em todos os tempos e diluições testados. Cinco produtos inibiram o embrionamento dos ovos em mais de 50%, seis inibiram o embrionamento em menos de 50% e três não tiveram efeito sobre o embrionamento dos ovos. Por outro lado, com um produto observou-se aumento da porcentagem de embrionamento dos ovos em relação aos controles.

Palabras llave : Ascaris lumbricoides; Desinfetantes; Detergentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués