SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue6Dengue vector control and community participation in Catanduva, São Paulo State, BrazilSickle Cell Anaemia: A Brazilian Problem.A bioethical approach to the new genetics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BEZERRA, Olívia Maria de Paula Alves; DIAS, Elizabeth Costa; GALVAO, Márcio Antônio Moreira  and  CARNEIRO, Ana Paula Scalia. Talcose entre artesãos em pedra-sabão em uma localidade rural do Município de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.6, pp. 1751-1759. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000600019.

A talcose é uma pneumoconiose ainda pouco estudada em nosso meio. Sua ocorrência foi investigada no Distrito de Mata dos Palmitos, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, entre artesãos em pedra-sabão, que trabalham em produção de base familiar, de caráter informal. Na localidade, vivem cerca de 180 habitantes, dos quais 108 se ocupam com o artesanato em pedra-sabão e 15 alternam a produção de peças artesanais com as atividades nas minas. Foram realizados exames clínicos, enfatizando a história ocupacional; questionário padronizado de sintomas respiratórios; radiografia de tórax (padrão OIT) e espirometria. Observou-se baixa prevalência de queixas respiratórias, e a dispnéia foi o sintoma mais freqüente. A ocorrência de bronquite crônica foi identificada em 12 trabalhadores adultos. O exame radiológico de tórax evidenciou pequenas opacidades pulmonares em cinco trabalhadores, e 11 foram considerados suspeitos. Um trabalhador apresentou espessamento pleural em placa. Alterações na espirometria foram observadas em sete trabalhadores. O estudo da composição da poeira revelou a presença de fibras respiráveis de asbesto do grupo dos anfibólios (tremolita-actinolita). Esses resultados sugerem a ocorrência de talcoasbestose entre os artesãos em pedra-sabão.

Keywords : Pneumoconiose; Talcose; Saúde Ocupacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese