SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Evaluation of quality of life among women with HIV/AIDS using HAT-QoLScience, technique, and culture: relations between risk and health practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

RIBEIRO, Edilza Maria; PIRES, Denise  and  BLANK, Vera Lúcia G.. A teorização sobre processo de trabalho em saúde como instrumental para análise do trabalho no Programa Saúde da Família. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, n.2, pp. 438-446. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000200011.

O objetivo desta revisão bibliográfica foi destacar a utilidade da teorização sobre o processo de trabalho em saúde para analisar a realidade cotidiana do Programa Saúde da Família (PSF). Desde 1994, o PSF vem rapidamente expandindo a cobertura em saúde da população brasileira e conseqüentemente sua força de trabalho. Assim demanda atenção, responsabilização e contribuições de várias naturezas, de atores e instituições. Trata-se de um trabalho do setor de serviços que ocorre em uma conjuntura neoliberal. Compartilha características de outros trabalhos do setor de serviços, como a burocratização, a influência da divisão parcelar do trabalho e as dificuldades do trabalho em equipe, além da pouca consideração da subjetividade de usuários e trabalhadores. Destacam-se condições do trabalho das equipes de saúde da família, alternativas para revitalização do trabalho em saúde e enfrentamento de condições alienantes do processo de trabalho. Finalmente, ratifica-se a visão da condição dialética do processo de trabalho em saúde no PSF, com suas possibilidades de sucesso, concebido e funcionando permeado por contradições e dificuldades.

Keywords : Programa Saúde da Família; Condições de Trabalho; Trabalhadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese