SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Female victims of sexual abuse: coercive methods and non-genital injuriesA qualitative approach to nutritional programs for low-income populations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LEITE, Iúri da Costa; RODRIGUES, Roberto do Nascimento  and  FONSECA, Maria do Carmo. Fatores associados com o comportamento sexual e reprodutivo entre adolescentes das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, n.2, pp. 474-481. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000200015.

Neste artigo são analisados os fatores associados com o comportamento sexual e reprodutivo das adolescentes das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. A análise é implementada focando três dimensões deste processo: a iniciação sexual, o uso de métodos anticoncepcionais na primeira relação sexual e fecundidade. Modelos hierárquicos são implementados, pois adolescentes selecionadas de uma mesma comunidade devem ter comportamento sexual e reprodutivo mais semelhantes do que adolescentes selecionadas de áreas diferentes. O nível educacional da adolescente revelou-se o fator de risco mais importante nas três análises implementadas. Adolescentes com cinco ou mais anos de escolaridade são menos prováveis de ter a primeira relação sexual na adolescência; mais propensas a usar métodos anticoncepcionais nesta relação e apresentam menores riscos de ter filhos, quando comparadas com adolescentes com menos de cinco anos de escolaridade.

Keywords : Adolescente; Comportamento Sexual; Saúde Reprodutiva; Sexualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese