SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Factors associated with sexual and reproductive behavior among adolescents from the Northeast and Southeast regions of BrazilThe Family Health Program: supervision or "shared vision"? A case study in a medium-sized Brazilian city author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

UCHIMURA, Kátia Yumi  and  BOSI, Maria Lúcia Magalhães. O mercado dos pobres: um enfoque qualitativo da utilização de programas sociais de alimentação. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, n.2, pp. 482-491. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000200016.

A presente investigação trata da análise de dois programas sociais na área de alimentação confrontando-os com as percepções de seus usuários. A orientação metodológica inscreve-se na abordagem qualitativa de pesquisa social, sendo a população estudada composta por usuários freqüentes e não-freqüentes, de modo a evidenciar semelhanças e diferenças e permitir a apreensão de diferentes perspectivas diante do fenômeno investigado. Dois temas centrais emergiram da análise discursiva: o cotidiano do funcionamento e a condição de "ser usuário". Esses temas, eixos centrais de nossa análise, desdobraram-se em distintas dimensões a partir das quais tornou-se possível elucidar a imbricação dos programas com a identidade da pobreza e com os sentimentos inerentes à essa condição, tais como: resignação, humilhação, sujeição e constrangimento. Os achados reforçam a necessidade de se considerar a subjetividade que permeia as práticas sociais e que alicerça as singularidades dos sujeitos para que, dessa forma, possa se estabelecer uma efetiva interlocução entre os setores responsáveis pela planificação e implantação de programas sociais e a população a que se destinam.

Keywords : Alimentação; Pesquisa Qualitativa; Condições Sociais; Programas Governamentais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese