SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2A qualitative approach to nutritional programs for low-income populationsSympathetic listening or steamrolling? Quality in the health professional-patient relationship in light of new information technology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

REIS, Cláudia da Costa Leite  and  HORTALE, Virginia Alonso. Programa Saúde da Família: supervisão ou "convisão"? Estudo de caso em município de médio porte. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, n.2, pp. 492-501. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000200017.

O estudo, de natureza qualitativa, utiliza como estratégia metodológica o estudo de caso para discutir a supervisão no Programa Saúde da Família (PSF) do Município de Teresópolis, Estado do Rio de Janeiro. A supervisão é um instrumento de gestão de programas de saúde, motivo pelo qual objetivou-se analisá-la com base nos seguintes objetivos: descrever as características e o padrão de funcionamento da supervisão, identificar fatores subjetivos intrínsecos à dinâmica do processo, delinear o perfil do supervisor do PSF e refletir sobre a supervisão como fator essencial de implantação e implementação do programa. Foram pesquisados documentos, feita observação livre e entrevistados supervisores e membros das equipes que compõem o PSF de Teresópolis, para identificar percepções, atitudes, valores e tendências destes em relação à supervisão. O estudo permitiu discutir a supervisão participativa, baseada nas relações horizontais entre os participantes. Esta deve refletir sobre as práticas de saúde, estimular a autonomia dos atores envolvidos e contribuir para a sustentação de programas compatíveis com a mudança do modelo de atenção brasileiro.

Keywords : Programa Saúde da Família; Supervisão; Cuidados de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese