SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Research utilization in health policy-making: obstacles and strategiesMale views of contraceptive methods in a rural community in Bahia State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SILVA, Rubens Antonio da et al. Pesquisa sistemática positiva e relação com conhecimento da população de assentamento e reassentamento de ocupação recente em área de Triatoma sordida (Hemiptera, Reduviidae) no Estado de São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, n.2, pp. 555-561. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000200024.

Procurou-se analisar a relação existente entre Unidade Domiciliar (UD) com triatomíneo e os conhecimentos sobre doença de Chagas entre os moradores destas UD's formadas recentemente em conglomerados denominados assentamento e reassentamento. Foram selecionadas duas localidades situadas nos municípios de Euclides da Cunha Paulista (assentamento) e Paulicéia (reassentamento) pertencentes à Região Administrativa de Saúde de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. A entrevista com os moradores das UD's abrangeu 319 indivíduos. Em relação aos conhecimentos a respeito do inseto, 100 pessoas conheciam o mesmo, sendo 76,0% moradora do reassentamento. Quando analisados os resultados da entrevista para os domicílios com pesquisa triatomínica positiva verificou-se que 93 pessoas (47,4%) estavam nestas moradias. Em 79,2% das casas em que se coletou triatomíneo (Triatoma sordida) há 26,8% dos indivíduos que apresentam conhecimento sobre doença/vetor, mas em 50,0% destas casas há pessoas que não sabem o que fazer caso encontrem este inseto no seu domicílio. Neste estudo não foi encontrada relação entre o sexo, a idade, a naturalidade e a adoção de práticas preventivas adequadas e o conhecimento sobre a doença/vetor na população entrevistada tanto no assentamento como no reassentamento.

Keywords : Doença de Chagas; Triatoma; Controle de Doenças Transmissíveis; Assentamentos Rurais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese