SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Padrão dietético e estado nutricional de operários de uma empresa metalúrgica do Rio de Janeiro, BrasilTrabalho e sofrimento em gestores de uma empresa pública em reestruturação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311Xversão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

UCHOA, Claudia Maria Antunes et al. Educação em saúde: ensinando sobre a leishmaniose tegumentar americana. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, n.4, pp.935-941. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/S0102-311X2004000400007.

Os conhecimentos sobre a circulação da leishmaniose tegumentar americana (LTA), assim como sua percepção pela população local, são de grande valia para o estabelecimento de campanhas de controle, pois mobiliza a comunidade em ações sanitárias. Este trabalho teve como objetivo esclarecer alunos e professores do ensino fundamental (1a a 4a série) das Escolas Municipais de Maricá sobre a LTA, por meio de palestras, cartazes e cartilhas com atividades, visando à conscientização do grupo. Em sete Escolas Municipais, foram ministradas palestras e atividades a 1.314 alunos do ensino fundamental e 56 professores. Foram também distribuídas cartilhas aos alunos com atividades para a fixação do assunto. Após dois meses, uma escola foi eleita para avaliação (Escola E), sendo que, dos 213 alunos que assistiram a palestra, 198 responderam ao questionário, 178 (89,9%) lembravam da doença, e 125 (63,1%) responderam corretamente como ocorria a transmissão. Assim, crianças e professores informados podem funcionar como difusores da informação em Saúde na sua comunidade, sendo capazes de atuar de forma relevante no controle de endemias.

Palavras-chave : Leishmaniose Americana; Educação em Saúde; Impressos Avulsos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons