SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doençaAtendimento odontológico de portadores de HIV/AIDS: fatores associados à disposição de cirurgiões-dentistas do Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311Xversão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

MIRANDA, Angélica Espinosa; GADELHA, Angela Maria Jourdan  e  SZWARCWALD, Célia Landmann. Padrão de comportamento relacionado às práticas sexuais e ao uso de drogas de adolescentes do sexo feminino residentes em Vitória, Espírito Santo, Brasil, 2002. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.1, pp.207-216. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/S0102-311X2005000100023.

Adolescentes constituem um subgrupo populacional vulnerável às doenças sexualmente transmissíveis (DST). O objetivo foi descrever o padrão de comportamento de adolescentes do sexo feminino, de 15 a 19 anos, relacionado às práticas sexuais e uso de drogas, residentes na região de Maruípe em Vitória, Brasil, assistida pelo Programa Saúde da Família. Foi realizado um estudo descritivo, de março a junho de 2002, aplicadas entrevistas face a face e coletada uma amostra de urina para realização de teste para Chlamydia trachomatis. Durante o estudo, 464 adolescentes foram incluídas, 69,0% das adolescentes já tinham iniciado vida sexual; 12,8% relataram história de DST; 14,0% o uso de alguma droga ilícita e 3,7% história de prostituição. Somente 23,4% relataram uso regular de preservativos apesar de mais de 90,0% ter relatado acesso às informações sobre riscos e prevenção de DST/AIDS. A história de gravidez foi relatada por 31,6% das adolescentes e a realização prévia do teste HIV foi relatada por 17,0%. Apesar de terem conhecimento das formas de transmissão das DST/AIDS, as adolescentes não se previnem adequadamente. Os resultados mostram a necessidade de ações preventivas, incluindo, entre outras, testes de rotina para detecção de DST e programas de redução de riscos.

Palavras-chave : Adolescente; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Comportamento Sexual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons