SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Fatores de risco e preditores para o aborto induzido: estudo de base populacionalIncidência de acidentes do trabalho não-fatais em localidade do Sudeste do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

PAIVA, Daniela Cristina Profitti de; BERSUSA, Ana Aparecida Sanches  e  ESCUDER, Maria Mercedes L.. Avaliação da assistência ao paciente com diabetes e/ou hipertensão pelo Programa Saúde da Família do Município de Francisco Morato, São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.2, pp. 377-385. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000200015.

O Programa Saúde da Família (PSF) prioriza o atendimento a grupos considerados de maior risco a agravos, entre eles, a população com diabetes e hipertensão. Este estudo tem como objeto avaliar a assistência à população usuária do PSF de Francisco Morato, São Paulo, Brasil. Desenvolveu-se um inquérito domiciliar, com amostra probabilística dos pacientes com diabetes e/ou hipertensão cadastrados no município. A análise enfocou questões referentes ao acesso, à satisfação do usuário e à qualidade da assistência. Dos 72 entrevistados, 14 eram diabéticos, 30 hipertensos e 28 portadores das duas patologias. Do total de entrevistados, 64 (88,9%) eram usuários do PSF local. O estudo destaca que 26,6% desses usuários não tinham acesso a nenhum serviço de saúde antes da implantação do PSF. Entre os que tinham acesso, 53,2% se deslocavam a outro município. Os índices de satisfação do usuário e percepção da resolutividade do programa mostraram-se favoráveis, em torno de 66%. Por outro lado, 57,8% dos entrevistados relataram que não recebem todo o medicamento do serviço. Quanto à qualidade da assistência, detectou-se que 25% das anamneses eram incompletas, e 43,7% dos exames físicos eram insatisfatórios. O PSF mostrou-se uma alternativa válida para aumentar o acesso à saúde, na busca de maior eqüidade no atendimento às necessidades da população.

Palavras-chave : Hipertensão; Diabetes Mellitus; Assistência ao Paciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português