SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número5A atenção primária à saúde nos países da União Européia: configurações e reformas organizacionais na década de 1990Estudo de recepção de impressos por trabalhadores da construção civil: um debate das relações entre saúde e trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

FRAZAO, Paulo  e  BORTOLOTTI, Marcia Gabriella L. de Barros. Desigualdades nas condições de controle de infecção em consultórios odontológicos em município brasileiro. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.5, pp. 965-974. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000500009.

Analisar as condições de controle de infecção dos estabelecimentos de assistência odontológica do Município de Cariacica, Espírito Santo, Brasil. Dados relativos ao respondente, localização e tipo de estabelecimento, bem como às condições do ambiente, equipamentos e materiais, foram recolhidos mediante observação direta em todos os serviços odontológicos e em vinte estabelecimentos operados por "dentistas práticos". Para efetuar a análise, foi construído Índice de Controle de Infecção (ICI) composto de 19 variáveis, e quanto menor o seu valor, melhores as condições de controle. Foram observados 113 estabelecimentos. A condição nos estabelecimentos mantidos por dentistas não licenciados (médiaICI = 23,05, dp = 11,86) foi quatro vezes pior em relação ao melhor valor observado nos estabelecimentos particulares. Em condição intermediária, localizaram-se os serviços públicos (médiaICI = 16,27; dp = 6,96). Os serviços localizados nas regiões periféricas apresentaram condição quatro vezes pior. Observou-se profunda divisão nas condições sanitárias da assistência odontológica. Uma parcela significativa da população, que depende de assistência odontológica oferecida por estabelecimentos operados por "dentistas práticos", estava exposta a condições sanitárias de elevado risco à infecção cruzada.

Palavras-chave : Assistência Odontológica; Consultórios Odontológicos; Controle de Infecções Dentárias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português