SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número6Cidade sanatorial, cidade industrial: espaço urbano e política de saúde em São José dos Campos, São Paulo, BrasilFatores associados ao índice de cessação do hábito de fumar em duas diferentes populações adultas (Projetos Bambuí e Belo Horizonte) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311Xversão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

NOMELINI, Rosekeila Simões et al. Utilização de método de biologia molecular para papilomavírus humano na prevenção do câncer de colo uterino em um hospital universitário. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, n.6, pp.1309-1318. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/S0102-311X2007000600006.

O trabalho objetivou avaliar o desempenho e o custo do PCR e captura híbrida na detecção de neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) em pacientes com anormalidades citológicas (ASCUS/lesões de baixo grau - LBG), e a viabilidade da implantação destes métodos no serviço público de saúde. Observou-se valor preditivo negativo de 92,86% e eficiência de 87,8% da colposcopia para diagnóstico de NIC. A sensibilidade do PCR e captura híbrida na detecção de NIC foi de 83,33% e 66,67%, respectivamente. O valor preditivo negativo no diagnóstico de NICII e III do PCR e captura híbrida foi de 100% e 94,74%, respectivamente. O custo anual das oitenta pacientes foi menor encaminhando-se todas as pacientes com ASCUS/ LBG à colposcopia do que se fossem realizados testes biomoleculares e encaminhando-se aquelas com resultados positivos à colposcopia. Portanto, por enquanto, é inviável financeiramente para o Sistema Único de Saúde a implantação de métodos de biologia molecular para pacientes com ASCUS e LBG à citologia cérvico-vaginal, mas considerando que o uso em grande escala poderia torná-los mais baratos, o PCR deveria ser o método escolhido, por ter menor custo, alto valor preditivo negativo e melhor sensibilidade.

Palavras-chave : Neoplasia Intra-Epitalial Cervical; Reação em Cadeia da Polimerase; Colposcopia; Custos de Cuidados de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons