SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número8Prevalência de hipertensão arterial sistêmica e fatores associados: um estudo de base populacional em mulheres no Sul do BrasilCobertura, foco, fatores associados à participação e vinculação à Campanha Nacional de Detecção de Diabetes em uma cidade no Sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311Xversão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

BOSSAN, Francine Moreira; ANJOS, Luiz Antonio dos; VASCONCELLOS, Mauricio Teixeira Leite de  e  WAHRLICH, Vivian. Estado nutricional da população adulta de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil: resultados da Pesquisa de Nutrição, Atividade Física e Saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, n.8, pp.1867-1876. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/S0102-311X2007000800013.

A avaliação do estado nutricional antropométrico, através do índice de massa corporal (IMC), foi realizada a partir de inquérito domiciliar com amostra probabilística da população adulta de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Nos domicílios selecionados, moradores com idade ³ 20 anos tiveram a massa corporal e a estatura medidas no próprio domicílio. As estimativas para a população mostraram baixa prevalência de baixo peso (IMC < 18,5kg/m2) enquanto 45,8% das mulheres e 49,6% dos homens tinham excesso de massa corporal (IMC ³ 25kg/m2). Houve tendência a um gradiente na prevalência de baixo peso dos setores censitários de menor para os de maior renda. A prevalência do excesso de massa corporal não apresentou tendência evidente em função da renda ou escolaridade nos homens, mas houve relação inversa com a escolaridade entre as mulheres. A prevalência de obesidade (IMC ³ 30kg/m2) variou de 5,6 a 19,3% entre os homens e de 9,6 a 21,3% entre as mulheres em função da faixa etária. Conclui-se que o excesso de massa corporal é o agravo nutricional mais prevalente na população de Niterói.

Palavras-chave : Estado Nutricional; Antropometria; Adulto; Estudos Populacionais em Saúde Pública; Inquéritos Nutricionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons