SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Determinantes nas intoxicações medicamentosas agudas na zona urbana de um município do Sul do BrasilUtilização de serviços ambulatoriais de saúde em Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil: alguns fatores relacionados com as consultas médicas acima da média índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

SCISLESKI, Andrea Cristina Coelho; MARASCHIN, Cleci  e  SILVA, Rosane Neves da. Manicômio em circuito: os percursos dos jovens e a internação psiquiátrica . Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.2, pp. 342-352. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000200013.

Este artigo analisa a internação psiquiátrica de jovens, tomando-a não a partir de uma perspectiva psicopatológica individual, mas de uma dimensão subjetivo-social com base nos percursos desses jovens até a internação. O estudo foi realizado no Centro Integrado de Atenção Psicossocial para crianças e adolescentes do Hospital Psiquiátrico São Pedro, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, por meio de oficinas com os jovens que estavam em atendimento na internação deste serviço. Percebeu-se uma recorrência que marca o percurso desses jovens e expressa um determinado modo de funcionamento da rede de atenção até a internação, acarretando na produção de um certo perfil desses jovens: pobreza sócio-econômica, baixa escolaridade e uso de drogas. Outro aspecto importante é o papel da ordem judicial nos encaminhamentos à internação, que obedece tanto a uma lógica de punição aos jovens e aos serviços, como também, paradoxalmente, constitui-se numa estratégia de acesso aos serviços de saúde.

Palavras-chave : Adolescente Hospitalizado; Hospitais Psiquiátricos; Transtornos Mentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português