SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Home care and its relationship to the work environment in healthPrevalence of symptoms of anorexia nervosa and dissatisfaction with body image among female adolescents in Florianópolis, Santa Catarina State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ALMEIDA, Tatiana F. de; VIANNA, Maria Isabel P.; SANTANA, Vilma S.  and  GOMES FILHO, Isaac S.. Exposição ocupacional a névoas ácidas e perda de inserção periodontal. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.3, pp. 495-502. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000300003.

Este estudo investigou a hipótese de que a exposição ocupacional a névoas ácidas está associada positivamente à doença periodontal, avaliada através da perda de inserção periodontal. O estudo foi conduzido com 530 trabalhadores do sexo masculino de uma metalúrgica. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas individuais e de exames clínicos odontológicos. A perda de inserção periodontal foi avaliada durante a sondagem e definida em > 4mm, em pelo menos um dente. Uma matriz de exposição ocupacional foi utilizada para avaliação da exposição. A exposição a névoas ácidas foi associada positivamente à perda de inserção periodontal > 4mm para a ocorrência da exposição em algum momento (RPajustada = 2,17), exposição passada (RPajustada = 2,11) e duração da exposição maior que seis anos (RPajustada = 1,77), independentemente da idade, consumo de álcool e tabagismo; estes resultados foram observados apenas entre os trabalhadores que não usavam o fio dental. A exposição a névoas ácidas é um fator de risco potencial para a perda de inserção periodontal e são necessários outros estudos que utilizem desenhos longitudinais e medidas de exposição mais acuradas.

Keywords : Perda da Inserção Periodontal; Ácidos Inorgânicos; Doenças Periodontais; Exposição Ocupacional.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English