SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Biological and socio-cultural determinants of physical activity in adolescentsFactors affecting access to health care institutions by the internally displaced population in Colombia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CALDEIRA, Telma Rodrigues; NEVES, Eugênio Rodrigo Zimmer  and  PERINI, Edson. Evolução histórica das bulas de medicamentos no Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.4, pp. 737-743. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000400003.

No Brasil, a bula é usada como fonte de informação sobre medicamentos. O estudo desenvolveu uma análise de sua evolução histórica, procurando observar a influência do desenvolvimento científico, da globalização da informação e das diferentes políticas de saúde. Procedeu-se uma revisão retrospectiva da legislação sanitária brasileira até 1920, ano da instituição do Departamento Nacional de Saúde Pública. A análise documental sobre a evolução da regulamentação sanitária no Brasil se iniciou pela Coleção Farmácia Brasileira - Portarias Sanitárias. Na segunda etapa as normas foram pesquisadas nos portais: VISALEGIS - Legislação em Vigilância Sanitária, Portal de Legislação do Sistema de Informações do Congresso Nacional e Sistema de Legislação da Saúde - Saúde Legis. A bula tornou-se um importante veículo informativo no Brasil, passou por profundas transformações regulamentares na segunda metade do século XX. Entre 1946 e 2006 o número de itens obrigatórios aumentou e sua descrição aprofundou. Entretanto, a padronização da informação para os medicamentos com o mesmo princípio ativo não se efetivou, não obstante sua importância e apesar das diferentes iniciativas observadas nas normas legais.

Keywords : Bulas de Medicamentos; Legislação Sanitária; Vigilância Sanitária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese