SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Factors affecting access to health care institutions by the internally displaced population in ColombiaThe hospital bed referral center under the Unified National Health System in Belo Horizonte, Minas Gerais State, Brazil: the case of hospitalization for ischemic heart disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ASMUS, Carmen Ildes R. Fróes et al. Avaliação de risco à saúde humana por resíduos de pesticidas organoclorados em Cidade dos Meninos, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.4, pp. 755-766. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000400005.

Cidade dos Meninos é uma área localizada no Município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil, onde ocorreu contaminação ambiental por deposição de pesticidas organoclorados. Este artigo apresenta os resultados de um estudo de avaliação de risco para a saúde da população residente, utilizando-se a metodologia de avaliação de risco à saúde da Agency for Toxic Substances and Disease Registry. Os seguintes compostos organoclorados superaram as normas estabelecidas e foram considerados contaminantes de interesse: hexaclorociclohexano (HCH) e seus isômeros (ovo, leite, solo); tricloro-bis-(clorofenil)-etano (DDT) e seus metabólitos (ovo, leite, solo); triclorobenzenos (solo); triclorofenóis (solo); dioxinas e furanos (ovo, solo). Para todos os compostos estudados, exceto triclorofenóis, na situação de exposição crônica, as doses estimadas estavam acima dos níveis mínimos de risco à saúde, para crianças e adultos. A área foi classificada como de perigo urgente para a saúde pública por exposição de alta intensidade e grave a substâncias nocivas à saúde humana. Os autores observam que a realização de estudos de avaliação de risco para a saúde humana é uma importante ferramenta para a tomada de decisões para ações de saúde pública.

Keywords : Inseticidas Organoclorados; Poluição Ambiental; Riscos Ambientais; Medição de Risco.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English