SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Revised criteria for the assessment and interpretation of occlusal deviations in the deciduous dentition: a public health perspectiveFactors associated with interpersonal continuity of care: a population-based study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

AQUINO, Rosana  and  BARRETO, Mauricio L.. Programa Saúde da Família: acerca da adequação do uso do seu indicador de cobertura. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.4, pp. 905-914. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000400022.

O objetivo do estudo foi avaliar a adequação do indicador utilizado no Brasil para estimar a cobertura do Programa Saúde da Família (PSF), calculado a partir de um parâmetro nacional único de número de pessoas acompanhadas por equipe. O estudo abrangeu todos os municípios brasileiros com o PSF em funcionamento no período de 1998 a 2006. Foram utilizados os métodos de correlação de Pearson, de concordância de Lin e de regressão pelo modelo de regressão de Deming. Os resultados demonstraram que, no período inicial da expansão do PSF, o indicador de cobertura utilizado não expressava a magnitude da população beneficiária do programa, apresentando valores superiores aos referentes à população cadastrada, ao número de famílias acompanhadas e ao número de nascidos vivos registrados. Paulatinamente, em especial a partir de 2000, o indicador passou a se constituir em uma boa estimativa de cobertura do PSF, embora a evolução tenha sido diferenciada segundo o porte dos municípios, sendo mais expressiva entre os maiores municípios. O estudo enfatiza a importância da definição da cobertura das ações e serviços para orientar a implementação de programas de saúde.

Keywords : Programa Saúde da Família; Cobertura de Serviços de Saúde; Avaliação do Programas e Projetos de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese