SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número6Análise de correspondência: um método para classificação de mulheres com perfil semelhante de vitimizaçãoAvaliação da assistência farmacêutica à gestante na rede básica de saúde do Município de Praia Grande, São Paulo, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311Xversão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

CUNHA, Balduino Guedes Fernandes da  e  DIAS, Mardonio Rique. Comunicações persuasivas e doação regular de sangue: um estudo experimental. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.6, pp.1407-1418. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/S0102-311X2008000600021.

Esta investigação teve por objetivos: verificar capitulação para a variável dependente "intenção comportamental de tornar-se doador(a) regular de sangue", averiguar influência destas comunicações na variância da variável dependente, examinar a contribuição isolada da variável independente externa, à Teoria da Ação Racional e testar o ajuste da Teoria da Ação Racional ampliada para o comportamento e amostra estudados. Utilizou-se delineamento só pós-teste e procedimento duplo-cego, designando-se aleatoriamente 405 estudantes universitários, para os grupos experimental 1, experimental 2, controle-placebo e somente-controle. Resultados demonstraram: inexistir capitulação para os grupos experimentais; consideráveis percentuais de variância da variável dependente explicados pelas independentes dos grupos experimentais e controle-placebo; correlações satisfatórias e significativas para variáveis da teoria ampliada. A ausência de capitulação para a variável critério deveu-se, provavelmente, ao intervalo do tempo. Coube à estratégia persuasiva positiva maior variância da variável dependente. A obrigação moral demonstrou maior influência na intenção dos participantes em desempenhar o comportamento. Correlações corroboraram validades teórica e metodológica da teoria ampliada.

Palavras-chave : Comunicações Persuasivas; Doadores de Sangue; Responsabilidade Social; Comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons