SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Human functioning and disability: exploring the scope of the World Health Organization's international classificationPharmacy records as an indicator of non-adherence to antiretroviral therapy by HIV-infected patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PAIM, Jairnilson Silva; COSTA, Heloniza Oliveira Gonçalves  and  VILASBOAS, Ana Luiza Queiroz. Política pública e controle da violência: um estudo de caso na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.3, pp. 485-494. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000300003.

O estudo teve como objetivo analisar a formulação e os desdobramentos preliminares de uma política pública voltada para o controle da violência em Salvador, Bahia, Brasil. O referencial teórico utilizado foi o do ciclo das políticas públicas e aportes da "escolha racional". A política pública analisada alcançou os três primeiros níveis do processo de decisão política: o tema foi colocado na agenda pública, esteve presente no discurso de autoridades, foi elaborado um plano no âmbito municipal. A agregação dos distintos atores e setores na estrutura organizacional proposta pelo plano não foi suficiente para incentivar a cooperação entre os indivíduos para agir, conjuntamente, na implantação do plano. Os mecanismos utilizados para sensibilização dos atores não foram suficientes para mobilizá-los para o combate à violência no formato proposto. O processo de formulação de uma política pública deve, também, levar em conta o conjunto de fatores que incentivam e constrangem a cooperação entre os indivíduos para uma ação coletiva na perspectiva do bem comum.

Keywords : Formulação de Políticas; Políticas Públicas; Violência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese