SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Sexual behavior and emergency contraception among adolescents from public schools in Pernambuco State, BrazilFactors associated with overweight and abdominal fat in adults in Salvador, Bahia State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MELO, André L. A.; SOCCOL, Carlos R.; THOMAZ-SOCCOL, Vanete  and  NOGUEIRA JR.S, Miodeli. Avaliação do bioinseticida de Bacillus sphaericus, produzido com meio de cultivo de farelo branco de soja no controle de Culex (Culex) quinquefasciatus. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.3, pp. 563-569. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000300011.

A utilização de bioinseticidas tem se mostrado útil aos programas de prevenção de diversas enfermidades devido a sua especificidade e eficiência contra insetos vetores. No presente trabalho, o bioinseticida de Bacillus sphaericus foi produzido com um meio de cultivo composto de farelo branco de soja e aplicado em larvas de Culex quinquefasciatus, espécie susce-tível, e Aedes aegypti, espécie refratária, usada como controle negativo. O desempenho foi comparado com o do produto fermentado com o meio referência Luria Bertani (LB). Os experimentos constataram que C. quinquefasciatus apresentou uma alta suscetibilidade ao produto produzido com farelo branco de soja, alcançando mortalidade de 100% mesmo na diluição de 10mg/L, enquanto A. aegypti não atingiu 70% na concentração de 1g/L. Quando comparado com o meio referência, a formulação proposta proporcionou um alto poder larvicida, alcançando uma DL90 de 2,26mg/L, ao passo que LB precisou de 4,37mg/L para a mesma mortalidade. A comparação do custo das formulações favoreceu o bioinseticida produzido com o meio farelo branco de soja. Considerando os valores de DL90, a relação do custo das matérias-primas ficou próxima de 1:220.

Keywords : Inseticidas; Controle de Vetores; Soja.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English