SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Evaluation of Bacillus sphaericus bioinsecticide produced with white soybean meal as culture medium for the control of Culex (Culex) quinquefasciatusQuality of data on the Child Health Record and related factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

OLIVEIRA, Lucivalda P. M. et al. Fatores associados a excesso de peso e concentração de gordura abdominal em adultos na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.3, pp. 570-582. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000300012.

O objetivo foi identificar os fatores associados ao excesso de peso e concentração de gordura abdominal em adultos de ambos os sexos. Um estudo transversal envolvendo amostra representativa de 570 adultos de Salvador, Bahia, Brasil. A regressão de Poisson foi utilizada na análise, adotando-se o índice de massa corporal (IMC) e a circunferência da cintura como variáveis dependentes. Para as mulheres, a inadequação do IMC e da circunferência da cintura ocorreu com o aumento da idade e entre as que faziam dieta no momento do estudo, a história familiar de obesidade associou-se apenas com o IMC elevado. Para os homens, o IMC elevou-se na faixa etária de 30 a 39 e 50 a 59 anos. A circunferência da cintura elevou-se com a realização de três ou menos refeições-dia, com a hipertensão arterial, uso de bebida alcoólica e diminuiu entre mulatos e negros. Tanto IMC quanto circunferência da cintura elevaram-se com a historia familiar de infarto. Portanto são distintos os fatores que se associam ao excesso de peso e da gordura abdominal em homens e mulheres. Mas muitos deles podem ser modificados com a adoção do estilo de vida saudável.

Keywords : Sobrepeso; Gordura Abdominal; Fatores de Risco; Adulto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese