SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Quality of data on the Child Health Record and related factorsA population based study on health conditions associated with the use of benzodiazepines among older adults (The Bambuí Health and Aging Study) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BAPTISTA, Gerson Henrique; ANDRADE, Adriano Herbert H. K. Gonçalves de  and  GIOLO, Suely Ruiz. Fatores associados à duração do aleitamento materno em crianças de famílias de baixa renda da região sul da cidade de Curitiba, Paraná, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.3, pp. 596-604. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000300014.

O aleitamento materno e os possíveis fatores associados ao desmame precoce têm sido alvos de diversos estudos. Este trabalho teve como objetivo identificar, em famílias de baixa renda da região sul de Curitiba, Paraná, Brasil, fatores de risco ou de proteção associados à duração do aleitamento materno. Um estudo de coorte foi conduzido entre novembro de 2006 e março de 2007 com 118 mães de crianças menores de dois anos de idade com vínculo na Unidade de Saúde TC (USTC), localizada na região sul de Curitiba. Análises estatísticas realizadas com o auxílio do método de Kaplan-Meier e do modelo de regressão de Cox apontaram como fatores protetores do aleitamento materno: a consciência da mãe sobre os benefícios da amamentação por tempo estendido, a amamentação da criança com leite exclusivamente materno na maternidade e o alojamento conjunto da mãe e criança na maternidade. Por outro lado, o baixo peso da criança ao nascimento, o trabalho da mãe fora de casa e as dificuldades encontradas pela mãe para amamentar nos primeiros dias pós-parto foram fatores apontados como contribuidores do desmame precoce.

Keywords : Aleitamento Materno; Desmame; Lactente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese