SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Dental caries incidence in adolescents in a city Northeast Brazil, 2006Prevalence of intimate partner violence and associated factors: a population-based study in Lages, Santa Catarina State, Brazil, 2007 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0102-311X

Resumen

VINHOLES, Daniele Botelho; ASSUNCAO, Maria Cecília Formoso  y  NEUTZLING, Marilda Borges. Freqüência de hábitos saudáveis de alimentação medidos a partir dos 10 Passos da Alimentação Saudável do Ministério da Saúde: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.4, pp. 791-799. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000400010.

O presente estudo tem o objetivo de medir a freqüência e fatores associados ao hábito saudável de alimentação por meio da observação da adesão aos 10 Passos para uma Alimentação Saudável propostos pelo Ministério da Saúde, na população adulta da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Foi realizado um estudo transversal de base populacional com amostragem por conglomerados, no qual foram entrevistados 3.136 adultos residentes em Pelotas. A freqüência de cada passo da alimentação saudável foi coletada por intermédio de perguntas elaboradas com o objetivo de avaliar a execução do que foi preconizado em cada passo. A análise dos dados consistiu de análise descritiva, seguida de análise bivariada usando-se o teste qui-quadrado. Apenas 1,1% da população segue todos os passos recomendados. O número médio de passos realizados foi seis. O passo que apresentou maior freqüência de realização foi o 4, relativo ao consumo de sal; e o que apresentou menor freqüência foi o 9, relativo à prática de atividade física. O conhecimento dos hábitos alimentares na população e sua distribuição conforme variáveis demográficas e sócio-econômicas são importantes para orientar estratégias locais e nacionais, a fim de promover hábitos saudáveis de alimentação e conseqüente melhoria da qualidade de vida.

Palabras llave : Hábitos Alimentares; Dieta; Adultos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués