SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue5Inclusion of oral health teams in the Family Health Program and its impact on the use of dental servicesCharacterization of drugs prescribed to the elderly in the Family Health Strategy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

VASCONCELOS, Cíntia Honório et al. Avaliação de medidas de controle da esquistossomose mansoni no Município de Sabará, Minas Gerais, Brasil, 1980-2007. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.5, pp. 997-1006. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000500006.

Os programas de controle da esquistossomose no Brasil têm contribuído para a redução da prevalência e das formas graves da doença, mas não têm impedido que novos focos apareçam, especialmente nas áreas periféricas dos grandes centros urbanos do país. O presente artigo tem como objetivo avaliar a prevalência da esquistossomose e a presença de hospedeiros intermediários do Schistosoma mansoni no distrito de Ravena, Município de Sabará, Minas Gerais, Brasil, após 27 anos da implantação do sistema de água tratada e do tratamento específico da população infectada. Ravena apresentou uma resposta positiva às intervenções de controle da esquistossomose, apresentando uma prevalência de 2,5%. Porém, é uma área de risco em potencial, pois apresenta fatores ambientais e ecológicos favoráveis à manutenção da doença. Para que os níveis de prevalência continuem baixos, será necessário investir em saneamento, educação em saúde além de tratamento dos infectados.

Keywords : Controle de Doenças Transmissíveis; Esquistossomose mansoni; Molusco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese