SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue5Evaluation of schistosomiasis mansoni control measures in Sabará, Minas Gerais State, Brazil, 1980-2007Agreement in the diagnosis of dental fluorosis in central incisors performed by a standardized photographic method and clinical examination author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

OLIVEIRA, Camila Alves Paes de et al. Caracterização dos medicamentos prescritos aos idosos na Estratégia Saúde da Família. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.5, pp. 1007-1016. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000500007.

Considerando que os idosos são grandes consumidores de medicamentos, com conseqüências significativas em sua condição de vida, propomos para o presente estudo analisar as características da prescrição de medicamentos, utilizando os indicadores propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e caracterizar as classes medicamentosas prescritas a eles, em quatro unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Marília, São Paulo, Brasil. Foi sorteada uma unidade de saúde da família (USF) por região da cidade e verificaram-se 100 prontuários na USF A; 86 na B, 99 na C e 97 na D. Quanto aos indicadores de prescrição de medicamentos da OMS, os resultados apresentam semelhanças com os padrões recomendados, exceto quanto à prescrição de medicamentos pelo nome genérico. Além disso, há diferenças significativas entre as unidades. As classes medicamentosas mais prescritas são aquelas destinadas aos problemas do sistema cardiocirculatório. Revela-se preocupação dos profissionais em adequar a prescrição de medicamentos a critérios de uso racional. Há, no entanto, necessidade de compreensão das diferenças de prescrição entre as unidades e busca de consenso, visando ao uso racional de medicamentos.

Keywords : Prescrição de Medicamentos; Saúde do Idoso; Programa Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese